domingo, 16 de fevereiro de 2014

(#RESENHA) - As Vantagens de ser Invisível



“Só preciso saber que existe alguém que ouve e entende, e não tenta dormir com as pessoas, mesmo que tenha oportunidade. Preciso saber que essas pessoas existem.” (Charlie)

O livro conta a história de Charlie, um garoto de 15 anos que entrava no seu primeiro ano letivo do segundo grau. Charlie é um garoto problemático, solitário, inocente, sensível e ainda assim muito agressivo caso seja a necessidade de situação.

“Para mim, particularmente, apesar de não entender minha mãe e meu pai, e apesar de às vezes eu ter pena deles, não posso deixar de amá-los muito.” (Charlie)

Mas não é um livro comum, o livro foi escrito em forma de cartas, cartas essas que Charlie escrevia para um “amigo” desconhecido, mas Charlie nunca tinha visto ou falado com ele, mas resolverá escrever porque sabia que está pessoa o ouviria e compreenderia sem ter que fazer nada. Mas durante as cartas Charlie preferiu mudar os nomes das pessoas e lugares para que o destinatário não soubesse quem ele ou as pessoas a quem ele se referia eram.

Podemos comparar o livro a um diário, mas ele é mais que isso, chega a entrar mais intimamente na vida de Charlie, revelando sua convivência com sua família, como foi que ele passou por fatos tristes, como ele se sentia como se não existisse nesse mundo, como se ele só estivesse ali para observar e como ele foi descobrindo como se sentir “infinito”.

Vemos Charlie amadurecendo e se envolvendo em um universo de drogas, sexo, festas e principalmente descobrimos como Charlie se portava diante de todas essas situações.

“Quando chegamos ao túnel, eu não ergui os braços como se estivesse voando. Apenas deixei o vento bater no meu rosto. E comecei a chorar e sorrir ao mesmo tempo.” (Charlie)

O livro foi muito especial para min, um dos fatos que me levaram a gostar foi que o livro me envolveu com os seus fatores históricos como músicas, livros e filmes que me remetiam a década de 80. Um livro envolvente e intrigante, uma excelente escolha para quem gosta de livros dramático e ao mesmo tempo divertido.

CLASSIFICAÇÃO: ( )

0 comentários:

Postar um comentário

1– Poderão não ser aceitos comentários anônimos ou assinados com e-mail falso;

2 – Serão, automaticamente, descartados os comentários que contenham insultos, agressões, ofensas e palavras inadequadas.

3 – Serão excluídos, igualmente, comentários com conteúdo racista, calunioso, difamatório, injurioso, preconceituoso ou discriminatório; que violem as leis ou normas vigentes no país; que incitem à violência, à desobediência às leis e ao desrespeito às instituições;

4 - Os comentários publicados poderão ser retirados a qualquer tempo, em caso denúncia de violação de alguma das regras acima estabelecidas.